domingo, 29 de março de 2009

A Mentira na Criança!

Como está a chegar o dia das Mentiras, achei bem sinalizá-lo com este "breve" texto!


A Mentira, faz por vezes parte do dia a dia e confrontar as crianças e os pais nem sempre é tarefa fácil! Como lidar com a Mentira?Nem sempre sabemos como agir, o que pensar e como resolver ou contornar. Seguramente que o castigo e a importância elevada ao acontecimento não são as medidas mais certas....


Precisamos primeiro entender o "porquê" da mentira na criança. Geralmente, isso acontece quando a criança tem medo de ser punida por algo ou então ,por ter oportunidade de fantasiar um momento que gostaria que se tornasse realidade.
É muito importante saber lidar com a mentira, pois inicialmente esta não é feita com propósito e se existir diálogo aberto, calma e muita conversa com a criança muito provavelmente a criança vai compreender que ao mentir está a fazer com que o adulto fique triste.
As crianças fantasiam bastante e existe a necessidade de alimentar essa fantasia, mas devemos tentar fazer com que a criança entenda e separe o real do imaginário.
As razões que levam à mentira podem também ser provocadas por insegurança, quando a criança tenta passar uma imagem de si própria que não corresponde à verdade. São no entanto casos em que devemos ter especial atenção.
É necessário conversar com a criança sobre o comportamento que teve ao mentir, centrando-nos sempre no seu comportamento e não na sua personalidade, pois esta está em construção e requer cuidados e atenção.
Devemos ter sempre em conta que ao chamar a uma criança "mentirosa" pode ser muito mau e com resultados péssimos no seu desenvolvimento, pois ao chamar a criança de mentirosa podemos fazer sem querer que ela se torne mesmo em tal.
A nossa postura enquanto adultos perante estas situações que podem acontecer, deve ser sem dúvida bem pensada, pois vai ter grande influência na forma como educamos as crianças.
Quando a mentira se torna um hábito, e se notarmos que existe um grande “escape” com a mentira na criança, então ai devemos ficar preocupados, pois existirá uma fuga constante a realidade e a criança não se pode habituar a isso.
Perceber, entender e ajudar a ultrapassar e fazer com que não se repita, é tarefa que nos compete enquanto educadores. A calma, a persistência na verdade e o incutir valores nas crianças são força do nosso desempenho e será sempre desde muito cedo que construímos esses valores com as crianças mostrando que ao mentir muitas vezes magoamos as pessoas de quem mais gostamos, e não é necessário mentir, porque acima de tudo somos todos amigos e a verdade não magoa ninguém!

1 comentário:

Anónimo disse...

Evcelentes colocações.