quarta-feira, 11 de julho de 2012

Papel de Cenário..lápis...tintas e pincéis!


Voltámos!!! 

Andei a pesquisar algumas fotografias e encontrei esta, onde numa manhã na nossa sala decidi colar um grande pedaço de papel Cenário na parede.  Através de lápis, tintas e pincéis, os pequenitos criaram com grande entusiasmo!

Vários estudos nos referem que desenhar é tão importante para o desenvolvimento das crianças como a linguagem. Assim, os pais, tal como os educadores devem estimular a expressão plástica, e procurar compreender o que nos querem dizer os seus rabiscos por mais que sejam só rabiscos...dizem-nos sempre alguma coisa.

Ao fomentarmos o desenho nas crianças estamos seriamente a favorecer a aprendizagem, a diverti-las,  a conhecer melhor a sua evolução, o seu carácter e como se sentem em cada momento. 
Desde o momento em que o recém nascido abre os olhos, ele é rodeado de um mundo de cor. Brancos e negros para começar, a seguir vermelhos, amarelos, laranjas, rosas, violetas, todo o arco íris brinca com cada criança, repartindo-se entre os lençóis e o berço, os brinquedos e a roupa. Inconscientemente começamos a inundar de cor os quartos dos bebés e assim começamos a abrir-lhes  portas que dão acesso ao mundo da criatividade e da fantasia por vários anos!

É fundamental proporcionar-mos um vasto leque de experiências com cor e materiais desde pequeninos para assim conseguirmos estimular toda uma aprendizagem criativa, pois assim desde pequenos mesmo ainda antes de toda a linguagem adquirida conseguimos sentir a expressão do que se passa em crianças tão pequenas!

Boas Pinturas!



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Sou a Lili, professora de educação infantil em Campinas, SP. Brasil Também registro um pouco do meu cotidiano no blog:
-Me ajuda a olhar! - http://meajudaaolhar.wordpress.com

Recentemente, iniciei um apanhado de outros blogs com registros de professores e escolas sobre seu cotidiano. Adicionei também o seu, por ser muito interessante e relevante. Para visitar, clique em
Além dos muros escolares - http://alemdosmurosescolares.wordpress.com

Um abraço
Lili