segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Visitantes, Piolhos ou Pediculose

Pois é... os chamados Visitantes!
Nome simpático que dou a tão simpáticos bichinhos... Por vezes aparecem sem convite! Assusta os pais, assusta educadores e é um divertimento para as crianças até a comichão ser frequente!
Como é possível que um ser tão pequeno seja capaz de causar semelhante "dor de cabeça" a pais eeducadores? E sobretudo uma comichão intensa no couro cabeludo das crianças?! De facto, as crianças são o grupo mais afetado pelo Pediculus humanus capitis (vulgo piolho da cabeça). Estes parasitas, de cor castanho-acinzentado, medem cerca de 2,5 mm de comprimento. Eles fixam os seus ovos aos fios de cabelo, perto do couro cabeludo, por uma substância pegajosa, assumindo a forma vulgarmente conhecida como lêndea.
Ainda me lembro de tão pequenina aparecer com piolhos em casa e ser um divertimento ( para mim) , pois eram horas no banho para eliminar as criaturas enquanto brincava!Já para os meus pais não tinha tanta graça!
Um mito; os piolhos não "nascem" em cabeças com pouca higiéne, antes pelo contrário, os piolhos "atacam" as cabeças bem lavadinhas!
Não é vergonha nenhuma ir á Farmácia e pedir o belo do Quitoso! Sim, pois acho que é o único verdadeiramente bom no meio de tantas marcas! Já fiz a minha prevenção hoje...não vá ter visitas inesperadas! É o que chamo Ossos do Ofício!




Ficar atento a: Comichão na cabeça geralmente atrás das orelhas e Nuca ( chamada a cova do ladrão)
Se realmente existirem piolhos ou lêndeas, fazer imediatamente o tratamento
Retirar lençois, fronhas ( tudo o que esteja em contacto com a cabeça da criança, incluindo a forra da cadeirinha do carro). Ter paciência e reitrar com o pente  os restos mortais ( ou não) dos visitantes!

Para quem tem dúvidas deixo o site http://farmaceutico.planetaclix.pt/piolhos.html

Sem comentários: