terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ranger os Dentes ou "Bruxismo"

Hoje pela primeira vez, vi e ouvi uma das minhas pequeninas ranger os dentes com uma intensidade bastante elevada!
Na altura pensei logo que isto aconteceu por uma situação de stresse para a pequenina (fora do colégio e com cães em aproximação) , mas não deixei de chegar a casa e pesquisar um pouco sobre o assunto!
Percebi então que o "Ranger os Dentes" ou "Bruxismo" ( que em nada tem a ver com feitiços), é proporcionado exactamente por situações de Stresse! A criança pode manifestar a sua ansiedade, medo, stresse através do ranger dos dentes.

Aqui fica um pequeno apanhado:

Se apenas se manifestar em situações de "stresse" não existe qualquer problema, no entanto, se este sintoma se manifestar durante a noite já devemos ficar mais atentos, pois aí podem advir alguns problemas de desgaste na dentição.
 Ainda não se sabe exatamente porque as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão, dor (de ouvidos ou pelo nascimento dos dentes) e problemas de oclusão (quando os dentes não se "encaixam").  Antes de nos assustarmos, temos que ter em conta que  muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: a criança está apenas a habituar-se  à presença dos novos dentes na boca.
No entanto, se a criança persistir neste hábito, não devemos colocar de lado a hipótese da visita a um dentista!



fontes: Educare.pt e wikipedia



Sem comentários: