terça-feira, 1 de novembro de 2011

O "Não"


Estou cada vez mais apaixonada pela sala de 1 ano!

Agora, depois de adaptados aos espaços, aos brinquedos, aos amigos, aos adultos e a todas as rotinas...começamos a testar os limites!

O "Não" é uma constante! As birras que se seguem ao Não...são i
gualmente uma constante! No entanto, é sempre preciso ter em mente que lidar com o Não e obviamente com a Frutração são importantes desde o primeiro ano!

Já começam a sair algumas palavras que se destinguem do tipico "Bébelês" a "ÁAA" passou a "áua" que traduzido quer dizer Água, e os primeiros nomes começam a surgir e a ser perceptiveis!Todos os dias temos novos sons que se assemelham mais depressa ás primeiras palavras!


Todos os dias são uma conquista, todos os dias sou demovida com um sorriso rasgado que veio logo a seguir a um disparate! É importante o abraço, a ternura, o mimo, mas é igualmente importante a firmeza do não nesta idade! São inúmeras as vezes em que me viro de costas, rio,conto até 10 e quando torno a olhar para a criança em questão, tenho uma expressão firme e volto a dizer "Não"!
No papel de educadores, tanto os professores como os pais não se podem ausentar da tarefa de introduzir os limites necessários para que as crianças se possam desenvolver e situar no mundo adequadamente.
Essa tarefa por outro lado, inicia-se desde o nascimento. A importância do “não” e do estabelecimento das regas é factor organizador na estruturação subjetiva do ser humano.
Com um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra “não” e o os pais de pronunciá-la. É importante os pais entederem que ao dizerem Não, só estão a ajudar os filhos!


Esta semana aprendemos a dançar a pares.... uma ternura!

Boa semana!


Sem comentários: