domingo, 14 de outubro de 2012

A Mãe grita...


Este Fim de semana, deparei-me com três ou quatro situações de Pais a GRITAREM para não dizer BERRAREM com os filhos em plena rua, em lojas, nas próprias casas que se ouve na rua...

Ouvi expressões como "Tou farta de te ouvir; já não te aguento nem a ti e ao teu irmão; Cala-te e desaparece..."

Bem sei que existem momentos em que nem o nosso próprio pensamento conseguimos ouvir, em que as birras e as teimas são tantas que nos deixam...quase loucos! Mas as Palavras Magoam e marcam!!!
Já ouvi criticas por "julgar" estes momentos, pois não passam de momentos em que não sei o que se passou com os pais, tendo em conta os tempos que correm...

Os filhos têm culpa?! Ao estar a postar, se os pais lerem,  até pode ser que pensem um bocadinho no assunto! 

Fico doente quando me deparo com situações destas...triste mesmo!  

Os pais passam a semana inteira a trabalhar, chegam a casa na maioria dos dias á noite, chegam ao FDS e estão tão cansados que não têm a mínima paciência para os filhos...

Que culpa têm as crianças de chamar a atenção dos pais?! 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Facebook

Quando criei o blog esta era a única maneira de partilhar , no entanto, não deixando de postar no Blog...

O Diário de uma Educadora já está no Facebook!

domingo, 7 de outubro de 2012

Mapa do Tempo

Estamos na sala dos dois anos! já falamos, já identificamos e já conhecemos muita coisa!

Este ano optei por elaborar um Mapa do tempo semanal em vez de diário...
Talvez achem um pouco "puxado" para a sala dos dois anos. No entanto, o objectivo não é ensinar os dias da semana, mas sim, dar a conhecer o ontem, o hoje, o amanhã! 
Todos os dias a nossa rotina começa com brincadeira e depois vamos ter o nosso momento/reunião onde nos sentamos nas nossas almofadas, cantamos o "bom dia", conversamos, vemos que amigos estão e que amigos ainda não chegaram á escola, e imediatamente  identificamos o Tempo.

Aqui fica o nosso mapa!
Fizémos as imagens em Feltro com enchimento de Dracalon e colamos com velcro.


A árvore do Outono dos Principezinhos

Já não é a primeira vez que fazemos esta técnica do papel de bolha! Mas é tão divertida e sensorial, que nos divertimos sempre que a usamos! desde o rebentar as bolhinhas, ao pintar as suas irregularidades e por fim, ter o resultado final do carimbo, ou colocar a folha e.... "Magia"!

O "desenho" usado desta vez, foi a Árvore do Outono! Para completar experimentámos fazer "bolinhas" de papel crepe e colar nas nossas árvores! Alguns já identificam a cor "laranja" e a cor "castanha". Além das cores primárias.

Trabalhamos várias coisas com um"simples" trabalho de expressão plástica!
Espero que gostem, os principezinhos Adoraram!