quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os Pequenitos e os desenhos...

Vamos  fazer um desenho?!?!?! Ouvem-se uns "XIMMMMMS" pela sala, a corrida para a mesa começa e a felicidade está instalada!!!               


Uma mesa forrada a papel cenário, um lápis de cera a cada um e... a festa ( ou a obra de arte) está feita!!! Os sorrisos são imensos! As gargalhadas maiores ainda... e, a falta de espaço desde pequenitos que por vezes dá origem a conflito!!!! Depois de resolvido, tudo fica bem! Trocamos de lápis e é como se fosse um  novo desenho! já sorrimos para o amigo do lado e até brincamos com os desenhos uns dos outros!!!!

 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Visitantes, Piolhos ou Pediculose

Pois é... os chamados Visitantes!
Nome simpático que dou a tão simpáticos bichinhos... Por vezes aparecem sem convite! Assusta os pais, assusta educadores e é um divertimento para as crianças até a comichão ser frequente!
Como é possível que um ser tão pequeno seja capaz de causar semelhante "dor de cabeça" a pais eeducadores? E sobretudo uma comichão intensa no couro cabeludo das crianças?! De facto, as crianças são o grupo mais afetado pelo Pediculus humanus capitis (vulgo piolho da cabeça). Estes parasitas, de cor castanho-acinzentado, medem cerca de 2,5 mm de comprimento. Eles fixam os seus ovos aos fios de cabelo, perto do couro cabeludo, por uma substância pegajosa, assumindo a forma vulgarmente conhecida como lêndea.
Ainda me lembro de tão pequenina aparecer com piolhos em casa e ser um divertimento ( para mim) , pois eram horas no banho para eliminar as criaturas enquanto brincava!Já para os meus pais não tinha tanta graça!
Um mito; os piolhos não "nascem" em cabeças com pouca higiéne, antes pelo contrário, os piolhos "atacam" as cabeças bem lavadinhas!
Não é vergonha nenhuma ir á Farmácia e pedir o belo do Quitoso! Sim, pois acho que é o único verdadeiramente bom no meio de tantas marcas! Já fiz a minha prevenção hoje...não vá ter visitas inesperadas! É o que chamo Ossos do Ofício!




Ficar atento a: Comichão na cabeça geralmente atrás das orelhas e Nuca ( chamada a cova do ladrão)
Se realmente existirem piolhos ou lêndeas, fazer imediatamente o tratamento
Retirar lençois, fronhas ( tudo o que esteja em contacto com a cabeça da criança, incluindo a forra da cadeirinha do carro). Ter paciência e reitrar com o pente  os restos mortais ( ou não) dos visitantes!

Para quem tem dúvidas deixo o site http://farmaceutico.planetaclix.pt/piolhos.html

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os transportes

Durante o mês de Fevereiro falámos dos transportes! Escolhi o Carrol, o Comboio, o Avião, o Barco e o Autocarro! Cada um deles foi trabalhado com imagens, histórias, canções mimadas e sons!
Como vimos para a escola?! No carro! Como faz o carro? Vrum Vrum, Bip bippp!
Com uma esponja, um stencil, tinta, e alguns autocolantes! Aqui temos o Modelo de 2012


Os carros dos Pequenitos

É Carnaval na sala dos Pequenitos!

Mais uma vez, aqui mostramos que com as mãos conseguimos fazer coisas muito giras!!!

E o amor é...

Este foi o nosso Trabalhinho para o dia dos namorados!Claro que a parte mais engraçada foi pintar as mãos!!! Aproveitámos e trabalhámos também a cor VERMELHA! Cada menino identificou na sala um brinquedo, um jogo desta cor. Claro que existiu ajuda perante alguns meninos da sala. Não nos podemos esquecer que somos os Pequenitos!