terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As famosas mordidelas dos mais pequenos...

Sem dúvida um assunto que deixa os Pais e Educadores muito preocupados e indignados! Tanto pelos  que mordem, como por aqueles que são mordidos! 
Há que saber desmistificar, pois como mais uma etapa, as mordidelas fazem parte do desenvolvimento, da descoberta, do conhecer!
Para alguns, são as chamadas "primeiras impressões".
É importante pensarmos sobre este tema; Por que é que as crianças pequenas se mordem umas às outras e às vezes até a si mesmas? Expressão de agressividade? Violência? Stress? Sentimento de abandono?


Aqui estão algumas explicações dadas pela Psicopedagoga Claudia Sousa.
"As crianças pequenas geralmente mordem para conhecer. Para elas, tudo o que as cerca é objecto de interesse e alvo de curiosidade, inclusive as sensações. O conceito de dor, por exemplo, é algo que vai sendo construído a partir das suas vivências pessoais e principalmente sociais, e não é algo dado á priori.
Mordendo o outro, a criança experimenta e investiga elementos físicos, como a sua textura (as pessoas são duras? São moles? Rasgam? Partem?), a sua consistência, o seu gosto, o seu cheiro; elementos “sexuais” (no sentido mais amplo da palavra), na medida em que morder proporciona alívio para as suas necessidades orais (nelas, a libido está basicamente colocada na boca) e ainda investiga elementos de ordem social, isto é, que efeitos esta acção provoca no meio (o choro, o medo ou qualquer outra reacção do amiguinho, a reprovação do Educador, etc).
É claro que, vencida esta primeira etapa de investigação, algumas crianças podem persistir em morder, seja para confirmar as suas descobertas ou para “testar” o meio ambiente (disputa de poder, questionamentos de autoridade, etc). Ou ainda, pode ser uma tentativa de defesa: ela facilmente descobre que morder é uma atitude drástica. Raramente a mordida é um acto de agressividade, e muito menos de violência, a não ser que estejam a viver alguma situação de intenso stress emocional em que todos os demais recursos estejam esgotados"


Espero que vos seja útil!








terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ranger os Dentes ou "Bruxismo"

Hoje pela primeira vez, vi e ouvi uma das minhas pequeninas ranger os dentes com uma intensidade bastante elevada!
Na altura pensei logo que isto aconteceu por uma situação de stresse para a pequenina (fora do colégio e com cães em aproximação) , mas não deixei de chegar a casa e pesquisar um pouco sobre o assunto!
Percebi então que o "Ranger os Dentes" ou "Bruxismo" ( que em nada tem a ver com feitiços), é proporcionado exactamente por situações de Stresse! A criança pode manifestar a sua ansiedade, medo, stresse através do ranger dos dentes.

Aqui fica um pequeno apanhado:

Se apenas se manifestar em situações de "stresse" não existe qualquer problema, no entanto, se este sintoma se manifestar durante a noite já devemos ficar mais atentos, pois aí podem advir alguns problemas de desgaste na dentição.
 Ainda não se sabe exatamente porque as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão, dor (de ouvidos ou pelo nascimento dos dentes) e problemas de oclusão (quando os dentes não se "encaixam").  Antes de nos assustarmos, temos que ter em conta que  muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: a criança está apenas a habituar-se  à presença dos novos dentes na boca.
No entanto, se a criança persistir neste hábito, não devemos colocar de lado a hipótese da visita a um dentista!



fontes: Educare.pt e wikipedia



domingo, 8 de janeiro de 2012

Bolos de Aniversário

Com o fim de semana a terminar e duas festas de aniversário pelo meio, hoje decidi publicar em forma de partilha sugestiva e deliciosa!!!
 Vejam este blog de duas  amigas e deliciem-se com os seus bolos!!!! 

Este foi o que encomendei para o meu sobrinho!Acreditem, estava delicioso além de lindo!!!!
Boa semana!!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz 2012

Olá!!!!
Neste ano, decidi que, vou publicar semanalmente as novidades da nossa Sala dos Pequenitos! Apertar o tempo, e escrever umas palavrinhas com as nossas histórias diárias!!!!
(já não vejo os meus pequenitos há uns dias e estou cheia de saudades)

Bom Ano!!!