segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Primeiro Dia

O Primeiro dia correu bem!



São 10 bebés lindos e simpáticos!



Hoje foi o primeiro dia de adaptação, os pequenos estiveram com os pais na sala durante uma horita. Exploraram o espaço, os brinquedos,mas sabiam sempre que os pais estavam presentes! Amanhã a história vai ser outra...



Chegar ao colégio, dar beijinho ao Pai e à Mãe, ficam na sala e já almoçam :) Depois de almoço vão para casa!

Será mais um dia em que tudo irá correr bem!






domingo, 4 de setembro de 2011

Início do Ano lectivo

Ansiosaaa!!!

Este Ano na sala de 1 Ano!!!

Boa sorte a todas as colegas

:)




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A adaptação à creche, nem sempre é fácil, pelo que deverá ser um processo antecipado e progressivo de preparação entre os pais, a criança, a educadora e auxiliares. Geralmente, os bebés têm mais facilidade em se adaptar ao que é novo. Assim, quanto mais cedo a criança entrar para a creche, mais fácil será a sua Adaptação.



Nos primeiros dias a criança, tal como os pais, pode sentir alguma dificuldade, o que pode provocar sintomas de mal-estar, tais como: falta de apetite, perturbações de sono e situações de angústia.


Para facilitar a adaptação das crianças à Creche existem diferentes Estratégias:- Por norma, aconselha-se os pais que nos primeiros dias a criança fiquem poucas horas na creche, isto acontece porque a ansiedade dos pais é grande e reflecte-se nas crianças.- Se a criança tem um Objecto de Transição (boneco, fralda de pano, etc.) é importante que este a acompanhe para a Creche pois são usados por si como um suporte na conquista da autonomia, uma vez que são uma espécie de substituto materno e permitem à criança organizar-se na ausência das figuras de referência.


Nesta fase inicial da vida de uma criança, principalmente quando vai para a creche, há sempre um adulto na sala com quem a criança irá criar laços afectivos mais fortes. Esta Vinculação vai dar/trazer à criança uma maior segurança, que vai fazer com que esta se sinta protegida e consiga então, transmitir aos pais que está bem, serena e tranquila sempre que vai para a creche. A criança vai criando novos ritmos e aprendendo a fazer da sala o seu espaço.

As actividades e os objectos existentes neste espaço tornam possível a adaptação da criança à creche que passa por um envolvimento dos pais, da educadora e auxiliares, que devem proporcionar à criança um clima de segurança que lhe permitirá ultrapassar as dificuldades da adaptação.


A firmeza dos pais tem um papel extremamente importante nesta hora, pois há que explicar aos filhos com todo o carinho e amor que os vão buscar ao final do dia, porque apesar de gostarem muito deles têm de ir trabalhar. Neste período de ansiedade de separação e angústia a criança pode mostrar relutância em deixar a mãe, rabugenta e difícil de consolar, contudo este comportamento da criança acabara por desaparecer.


Atitudes da Educadora:- Criação de um clima de segurança afectiva individual e colectiva.- Atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos quotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de grande importância para a relação individual-afectiva com a criança (tratando de evitar a pressa, agonia, nervosismo, etc.).- Conhecimento da criança através de: entrevista com ao pais, observação da criança e de suas reacções diante situações quotidianas da escola.- Convite aos pais para entrarem na sala estando presentes sempre que possam, desta forma, sentir-se-ão mais confiantes pois podem observar e participar nas actividades e rotinas da sala.- Reunir o máximo de informação sobre os hábitos do bebé.


Fontes:- http://www.guiadafamilia.com/guiadospequenos/tema.php?id=10058- http://www.pombadapaz.org/?no=2020