segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Objectos Transicionais


Em tanto tempo, não conheci nunca nenhuma criança que não tivesse o seu objecto de estimação como o "seu mais que tudo"! São usados como conquista de autonomia, uma espécie de substituto do lar, do calor materno, permitem à criança organizar-se na autonomia das suas pessoas de referência! ajudam a diminuir os seus níveis de ansiedade e a ganhar confiança numa nova fase de adaptação a todo o meio novo que a envolve..amigos, educadora, auxiliar e espaço!
Temos que lhes dar espaço, pois à medida que a sua autonomia aumenta, a criança irá certamente sentir-se mais estável e manifestará vontade em "largar" o seu objecto de transicção! Devemos aceitar sempre estes objectos transitórios, pois são isso mesmo e fazem parte de uma etapa natural da vida de qualquer criança!



Deixo-vos alguns momentos...
Digam lá se não é uma ternura?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De volta!



Olá!

Depois de 2 meses de folga voltei! Voltei cheia de energia e pronta a partilhar mais um ano de muitas emoções!

Este ano estou com um grupo de 20 meninos dos 2 anos! Estamos em fase de adaptaçao e hoje foi o primeiro dia! Correu bem! As crianças são menos ansiosas que os pais o que facilita o nosso trabalho! Exploraram a sala e brincaram muito no novo espaço! Defini áreas /cantinhos, mas obviamente que o espaço só vai ser trabalhado mais para a frente! Agora é a Descoberta!

Na porta da sala temos um placard que vai conter novidades da sala, planificaçoes, ementas aniversários e artigos que considero importantes para o conhecimento dos pais!

O primeiro artigo que coloquei foi um artigo da revista "Coisas de Criança"! É uma revista bastante útil para Educadores, mas contem artigos interessantes também para os Pais!

Como primeira partilha, , aqui vos deixo o artigo!