domingo, 17 de maio de 2009

Carimbos de Alimentos

Aqui fica mais uma sugestão onde podemos trabalhar a alimentação em conjunto com a expressão plástica...



Podemos trabalhar a alimentação de várias formas, esta foi mais uma maneira de trabalhar os frutos e aproveitar e redecorar a área da casinha! Carimbar com alimentos! Foi divertido!!! Também provámos frutos (cerejas) e registámos! É importante o registo escrito das actividades que as crianças realizam, temos a casinha cheia de registos das nossas actividades de culinária bem como outros relacionados com esta área!

É importante saber que não fazemos apenas para "ficar bonito", todas as actividades têm uma razão de ser, e trabalhar diferentes conceitos e atingir muitos objectivos só através de actividades enriquecedoras como estas! Pois aqui, trabalhamos a matemática, a linguagem,a expressão plástica, sempre por si interligadas!

Roda dos Alimentos

Depois do dia da Mãe, demos inicio a um novo tema, a Alimentação!
Porque não começar com a roda dos alimentos? Comecei por contar a História da Sra. Roda para introduzir o tema e tambem como estratégia de motivação para o grupo!
Levei imagens de alimentos, fizémos jogos com a Roda e decidimos elaborar a nossa própria roda dos alimentos em 3D para assim entendermos melhor a classificação dos alimentos!
As crianças participaram em tudo, e julgo que isso é sem dúvida o mais importante, as crianças perguntam, pesquisam, brincam, constroem, assimilam, interagem, aprendem! Apenas levei a base (esferovite em forma de roda e marcado em triangulos) as crianças pintaram, colaram, guardaram pacotes de leite, cederam os alimentos da casinha e construíram uma roda dos alimentos que foi um sucesso para a nossa sala!
Cada criança partilhou em forma de desenho os alimentos que mais gosta e assim mudámos o nosso placard!





domingo, 10 de maio de 2009

O menino e a rosa

Hoje vou contar uma história não para crianças, mas sim para nós educadores, pais, adultos....




Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. E ela era uma grande escola. Mas quando o menininho descobriu que podia ir a sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes. Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse: - Hoje nós iremos fazer um desenho. - Que bom! pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele poderia fazer de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens, barcos,; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse: - Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos. - Agora - disse a professora - nós iremos desenhar flores. - Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar flores com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: - Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com o caule verde. No outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse: - Hoje nós iremos fazer alguma coisa com barro. - Que bom! pensou o menininho, ele gostava de barro. Ele podia fazer todas as coisas com barro: elefante, camundongos, carros e caminhões. Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse: - Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos. Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato. - Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse: - Esperem! Eu vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim - disse a professora - Agora podem começar. O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora. Mas ele não podia dizer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual o da professora.Era um prato fundo. E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si próprio. Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, outra cidade, e o menino tinha que ir para outra escola.

Esta escola era maior do que a primeira. E...no primeiro dia ele estava lá.

A professora disse: - Hoje nós faremos um desenho -

Que bom! pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava na sala. Foi até ele e falou: - Você não quer desenhar? - Sim, disse o menininho, o que é que nós vamos fazer? - Eu não sei, até que você o faça, disse a professora. - Como eu posso fazê-lo? Perguntou o menininho. - Da maneira que você gostar, disse a professora. - De que cor? - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu vou saber quem fez o quê e qual o desenho de cada um? - Eu não sei, disse o menininho. E ele começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde....



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dia da Mãe


O Placard do dia da Mãe!





Foi especial este dia da Mãe!
Fizémos trabalhos muito giros com Lixivia! um trabalho feito individualmente e com as protecções devidas! Em papel de seda, molhámos um cotonete em lixivia e saíram estes desenhos fantásticos para a Mãe! Foi divertido desenhar com um cotonte!
Pura Magia!

Como presente para o dia da mãe, as crianças pintaram flores em aventais! Um para a mãe " a Mãe cozinha bem"e outro para as crianças " eu ajudo a minha mãe"!
No postal, fizémos a dobragem da túlipa! Como papel de embrulho, salpicámos tinta com escovas de dentes!
E este foi o resultado!
Parabéns a todas as Mães!