domingo, 29 de março de 2009

A Mentira na Criança!

Como está a chegar o dia das Mentiras, achei bem sinalizá-lo com este "breve" texto!


A Mentira, faz por vezes parte do dia a dia e confrontar as crianças e os pais nem sempre é tarefa fácil! Como lidar com a Mentira?Nem sempre sabemos como agir, o que pensar e como resolver ou contornar. Seguramente que o castigo e a importância elevada ao acontecimento não são as medidas mais certas....


Precisamos primeiro entender o "porquê" da mentira na criança. Geralmente, isso acontece quando a criança tem medo de ser punida por algo ou então ,por ter oportunidade de fantasiar um momento que gostaria que se tornasse realidade.
É muito importante saber lidar com a mentira, pois inicialmente esta não é feita com propósito e se existir diálogo aberto, calma e muita conversa com a criança muito provavelmente a criança vai compreender que ao mentir está a fazer com que o adulto fique triste.
As crianças fantasiam bastante e existe a necessidade de alimentar essa fantasia, mas devemos tentar fazer com que a criança entenda e separe o real do imaginário.
As razões que levam à mentira podem também ser provocadas por insegurança, quando a criança tenta passar uma imagem de si própria que não corresponde à verdade. São no entanto casos em que devemos ter especial atenção.
É necessário conversar com a criança sobre o comportamento que teve ao mentir, centrando-nos sempre no seu comportamento e não na sua personalidade, pois esta está em construção e requer cuidados e atenção.
Devemos ter sempre em conta que ao chamar a uma criança "mentirosa" pode ser muito mau e com resultados péssimos no seu desenvolvimento, pois ao chamar a criança de mentirosa podemos fazer sem querer que ela se torne mesmo em tal.
A nossa postura enquanto adultos perante estas situações que podem acontecer, deve ser sem dúvida bem pensada, pois vai ter grande influência na forma como educamos as crianças.
Quando a mentira se torna um hábito, e se notarmos que existe um grande “escape” com a mentira na criança, então ai devemos ficar preocupados, pois existirá uma fuga constante a realidade e a criança não se pode habituar a isso.
Perceber, entender e ajudar a ultrapassar e fazer com que não se repita, é tarefa que nos compete enquanto educadores. A calma, a persistência na verdade e o incutir valores nas crianças são força do nosso desempenho e será sempre desde muito cedo que construímos esses valores com as crianças mostrando que ao mentir muitas vezes magoamos as pessoas de quem mais gostamos, e não é necessário mentir, porque acima de tudo somos todos amigos e a verdade não magoa ninguém!

domingo, 22 de março de 2009

Bolo de Cenoura

Para celebrar o dia do Pai, fizémos um Bolo de Cenoura... ficou maravilhoso! Antes de dar início ao momento de "culinária", fomos todos lavar as mãos, este é, o passo número "Um" para pequenos cozinheiros! Ao juntar os ingredientes conseguimos trabalhar noções de matemática de uma forma muito súbtil, pois como poderemos ver nas Orientações Curriculares "O contacto com utensílios da vida quotidiana que são usados para medir e pesar visa familiarizar a criança com este tipo de instrumentos, permitindo-lhe ainda que se aperceba da utilidade da matemática no dia a dia".

Todas as crianças tiveram oportunidade de mexer a massa , untar a forma, todos participaram na confecçao do bolo! No dia do pai, todos os pais (aqueles que puderam e foram bastantes) estiveram na instituição pela manha onde interagiram e brincaram no espaço de recreio com os filhos! Houve corridas de carros (tempo para provarem o nosso bolo)e medalhas!!!

Foi um dia divertido e cheio de emoções, pois não é todos os dias que os pais se dirigem à escola não apenas para os deixarem na escola, mas sim para permanecerem e brincarem com eles! Foi importante, e todas as crianças estavam "babadas" por terem os seus pais presentes!

A colaboração dos pais na vida escolar dos filhos passa muito por estes momentos de convívio e participação no projecto educativo!Assim conseguimos favorecer climas de comunicação, troca e procura de saberes entre crianças e adultos!

Um bom dia do Pai para todos os Pais!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia do Pai e Primavera!

Tem sido uma semana em cheio!
Vamos festejar o dia do Pai e preparar a sala para dar as boas vindas à Primavera!
Para oferecer ao Pai as crianças fizeram um desenho com a sua imagem e do pai, colámos numa pasta forrámos com papel autocolante e, esperemos que os pais gostem e lhes seja útil, pois todas as nossas crianças quando falam do "trabalho do Pai" se referem sempre a "muitos papéis"!
Fizémos recorte, colagem e registo sobre " O meu Pai" para colocar na sala!
Como postal, as crianças desenharam um padrão para a gravata (aqui conseguimos trabalhar a área da Matemática). O embrulho ficou muito giro, pintámos plástico de bolhas e carimbámos folhas de papel manteiga! As crianças adoraram, especialmente na parte em que puderam rebentar muitas bolhinhas! (Eu adorei!!!)





Para dar as boas vindas á Primavera, pintámos flores em esferovite e pendurámos no tecto da sala com papel crepe.. . a nossa sala ficou cheia de cores, Primaveril!!!






Aqui fica a primeira partilha de ideias!

Espero que gostem!

Estas ideias são de toda a equipa da sala!

terça-feira, 17 de março de 2009

Obrigada!


Penso que seria injusto não colocar um Post sobre quem me inspirou nesta profissão da Educação de Infãncia!!Foram várias as pessoas é certo, mas houve uma que me intitula de Ouriça (sabe-se lá porquê), que me deu muitas luzes!Educadora de Infãncia com quem eu trabalhei e aprendi! Quero-te agradecer, pois és uma inspiração diária!

Sempre soube que para ser uma mulher de sucesso a primeira coisa que deveria fazer seria apaixonar-me pelo meu trabalho, e foi contigo e com todas as crianças que por nós passaram e continuam a passar que aprendi a ter sempre sucesso, pois sou incrívelmente apaixonada pela nossa profissão!

Obrigada Milena!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Abordagem da Escrita!

"Neste processo emergente de aprendizagem da escrita, as primeiras imitações que a criança faz do código escrito vão-se tornando progressivamente mais próximas do modelo, podendo notar-se tentativas de imitação de letras e até a diferenciação de sílabas. Começando a perceber as normas da codificação escrita, a criança vai desejar reproduzir algumas palavras. Por exemplo aprender a escrever o seu nome, que tem um sentido afectivo para a criança e lhe permite fazer comparações entre letras que se repetam noutras palavras, o nome dos companheiros, o que o educador escreve. "
Orientações Curriculares

sábado, 14 de março de 2009

Os Pensamentos deles...

E eles disseram:
" Se se chama corredor, porque é que não podemos correr aqui?!!?!?"



Perspectivas Educacionais...o dia a dia!

É diáriamente um ambiente de interacção e construção de objectivos pessoais e colectivos, em que a promoção de actividades que favorecem a criação de situações imaginárias tem importante função pedagógica, possibilitando a identificação da realidade pessoal... pretendo seguir na minha prática estas linhas, onde poderei identificar-me no meu trabalho, na minha sala, proporcionar ambientes e situações em que valorize em primeiro lugar as crianças e sobretudo criar, descobrir, atingir e desenvolver competências na rotina diária, sentindo-me sempre estimulada juntamente com as crianças a atingir os nossos objectivos!
Criar e definir o meu perfil de educadora, atende a toda a experiência vivida ate então, respeitando as crianças, assegurando as suas necessidades e níveis de desenvolvimento, facilitando o desenvolvimento da autonomia, segurança e confiança!
Não podemos esquecer nunca o contacto, a atenção dirigida, para não falar no apoio e carinho que devem estar implícitos!
Pretendo assegurar condições onde as crianças possam desenvolver os aspectos da sua personalidade, nomeadamente nos campos emocional, intelectual, físico e social, tendo em consideração a existência de ritmos diferentes de desenvolvimento de cada criança que importa SEMPRE respeitar...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Frase da Semana

Um dos meninos disse quando faziamos um registo sobre o Pai :
" O meu pai....trabalha...humm...é assim...hum...vira-se à esquerda, depois à direita, estacionamos, o pai sai do carro, entra no prédio e é ai que ele trabalha, com papéis e computadores!"





Achei fantástico....

Primeiro Post



Pronto!Já está! Nasceu o meu blog!

O nome foi escolhido e os posts vão começar a surgir!

Pretendo com este Blog, reflectir sobre a minha Prática Pedagógica e partilhar ideias! O dia a dia como educadora, um dia sempre diferente do outro, cheio de surpresas, gargalhadas, birras, sorrisos, lágrimas, arranhões, actividades, que correm bem, outras que nem por isso...

Espero conseguir seguir á risca o nome do Blog..."O Diário de uma Educadora", ou...diáriamente tentar partilhar o meu dia a dia....com frases, idéias, dúvidas,notícias tentando sempre acompanhar com registos fotográficos!